Os Tipos de Liderança Encontrados na Enfermagem

Uma breve análise sobre os tipos de liderança encontrados na enfermagem.

0

Muitos de vocês, já tiveram um líder, “chefe”, com posturas impróprias para liderar, utilizando uma liderança autoritária (Modelo de liderança, imposta pelo “chefe”, sem interferências dos liderados), onde ele fala “eu mando e você obedece”, muitas vezes essa comunicação autoritária vem de diversas formas, não necessariamente, com essa clareza, infelizmente isso ainda acontece nos dias atuais, onde a gestão de pessoas está tão evoluída.

Todo enfermeiro é um gestor, gestor por que é ele quem direciona a equipe, lidera, compartilha as metas a serem alcançadas, avalia e implementa os resultados alcançados pela equipe.

Vou citar a vocês alguns tipos comum de liderança encontrada no mundo da enfermagem:

1.      O líder autoritário, mais conhecido como chefe.

Este tipo de liderança, está quase entrando em extinção, é um modelo que pode até trazer resultados, em curto período de tempo, mas os resultados não são duradouros.

Por que podem trazer resultados rápido?

O líder autoritário, muitas vezes impõe medo na equipe para atingir os resultados, geralmente são líderes inseguros, com pouco conhecimento de gestão de pessoas.

A imposição causada na equipe, faz com que a equipe, trabalhe para atingir os resultados, porém logo se desmotivam e tem o declínio dos resultados, gerando insatisfação e aumenta o turnover da equipe.

1.1 Algumas Características dessa liderança são:

Trabalha na opressão e controle dos subordinados;

Não dá autonomia aos liderados e impõe suas convicções;

Não aceita críticas;

Tem dificuldade de se adaptar a diferentes ambientes;

Ouve pouco e considera sua opinião a mais importante;

Se mantém distante dos liderados sem criar uma política de portas abertas;

Não estimula a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento da equipe.

2.      Liderança Liberal

Como o próprio nome já diz, é um modelo de liderança onde o líder, é liberal com a sua forma de gerenciar a equipe, ele “libera” autonomia para toda a equipe, deixando-os trabalhar da forma que os liderados se sintam bem, sem muitas cobranças.

Porém esse modelo de liderança, requer cuidado, e uma equipe madura e com todos os processos, engajados, sem margem para falhas, caso sua equipe não esteja neste ponto, não é aconselhável esse estilo de liderança.

2.2 Características do líder liberal

  • Participação mínima das decisões tomadas no setores;
  • Fornece opiniões apenas quando solicitado;
  • Não participa da escala de divisão de tarefas
  • Ele não avalia e ou controla o desempenho do grupo;
  • Não dá feedback, para melhoria continua da equipe

Na enfermagem, este modelo de liderança é percebido, no início da profissão, que por “medo” de entrar em conflito com a equipe, acabam deixando a equipe gerenciar o setor, porém ainda percebemos este tipo de liderança, em enfermeiros com longo tempo de formação, sendo um risco para a qualidade prestada aos paciente.

3.      Liderança Democrática

No modelo de liderança democrático, é uma gestão onde, cria a liberdade onde todos os liderados possam participar das decisões importante do grupo, são aceitas ideias, sugestões, criticas, para que tenha um consenso no resultado final

3.1 Característica de um líder democrático

Ele encoraja a equipe a dar ideias;

Abre espaço para sugestões, criticas;

Aceita as sugestões e implementa os pontos fracos 

4.      Liderança Situacional

Modelo de liderança, é utilizada de acordo com cada situação, o enfermeiro, ele  analisa o momento, e gerar a melhor ação para a resolução do caso, esta liderança é utilizada, em diferentes momentos, de formas diferenciadas para cada colaborador.

5.      Liderança Coach

O modelo de liderança coach, é a utilização de alguns princípios de gestão de pessoas, maximizada com os princípios do coach, este perfil de líder costuma se seguido pelos liderados por exemplos positivos, por isso ele idealiza aos seus colaboradores a ideia de, fazer o certo, gerar um trabalho de qualidade eficaz.

O enfermeiro Líder coach estimula o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos seus liderados e aprimorar aos poucos suas competências identificadas, com uma comunicação aberta e clara, para gerar um resultado final para potencializar todos pontos fortes da equipe.

Agora que verificamos alguns tipos de liderança, vamos trabalhar nossa liderança coach.

6.      O Enfermeiro líder Coach

O gestor enfermeiro líder coach, deve fazer com que a equipe de enfermagem entenda e participe de todos os processos em andamento no setor.

Alguns enfermeiros, tendem a criticar a sua equipe para outros gestores, as criticas geralmente são:

  • Falta de comprometimento;
  • Falta de conhecimento técnico;
  • Falta de trabalho em equipe;
  • Atrasos na hora de receber o plantão;
  • Falta de postura, perante o atendimento ao paciente;
  • Conflitos, na escolha de folgas;
  • Conflitos na escolha de horários de refeições;
  • Entre outros.

O bom enfermeiro líder coach é aquele que além de ter a percepção dos problemas, sabe como solucionar cada um, e mesmo que não saiba naquele momento busca ferramentas, para essa solução.

O diferencial que você com a ferramenta da liderança coach, a partir de hoje deverá fazer é: Entender o que você precisa desenvolver para sua equipe ficar satisfeita com suas decisões.

Essas busca de entendimento deve ser através de conversas com a equipe, compartilhar os pontos fracos que precisam ser melhorados, e entrar em um consenso geral, pode ter certeza que os seus problemas diminuíram. Mas seja perseverante, pois tudo que é novo causa estranhamento para a equipe.

Você enfermeiro líder coach, mais que ninguém conhece a sua equipe e sabe quais são as suas dificuldades, após a descoberta das dificuldades, monte treinamentos, elabore mini aulas de 10 a 15 minutos, quanto mais informações você der a sua equipe, maior vai ser a qualidade do seu trabalho e melhor reconhecimento terá.  

A partir do momento que você enfermeiro, entender, confiar e motivar sua equipe, o processo de transformação acontecerá e você terá destaque como líder. 

Deixe um comentário